top of page
Buscar
Foto do escritorScuba Miguel

10 anos de Rescue Diver

Celebro, nestes dias, 10 anos desde que me certifiquei como Rescue Diver e decidi comemorar essa efeméride com um novo post.


Recordo-me com bastantes pormenores esse curso e aproveito para explicar um pouco em que consiste e qual a sua finalidade.


Na altura, decidi inscrever-me no Rescue porque estava a começar a mergulhar com uma pessoa recém certificada como Open Water e eu queria ter mais qualificações em termos de segurança. Mal eu sabia, que o curso iria mudar a minha perspectiva do mergulho.


Na verdade, após a conclusão, senti-me capaz de ajudar um mergulhador em stress ou até mesmo com problemas de segurança e isso tornou-me mais atento para com os outros, menos preocupado com o que determinada imersão significava para mim e mais direccionado com o bem estar dos buddies. Sem quaisquer pretensões de ser um herói do salvamento mas, em certa medida, dotado de capacidades para resolver os problemas mais comuns que possam surgir durante um mergulho.


Hoje, enquanto instrutor de mergulho habilitado a ministrar cursos de rescue, consigo ver que o objectivo do curso não está muito longe daquilo que senti há 10 anos quando me certifiquei. É conhecimento comum que o mergulho pode trazer riscos mas estes são amplamente minimizados se cumprirmos as regras da actividade e, mais ainda, se tivermos acrescidas capacidade para saber lidar com os eventuais problemas que possam existir.


No curso de rescue aprendemos a lidar com mergulhadores em perigo, a tranquilizar mergulhadores em pânico, a resgatar pessoas com perda de consciência de mergulhadores à superfície e em profundidade, com várias técnicas que nos fazem sentir capazes e que simultaneamente tornam o curso muito divertido porque existem sempre muitas histórias para contar depois.


Vou ser sincero, não é um curso com muitos mergulhos como o advanced por exemplo, mas é um curso composto por cenários de mergulho, vários dos quais são passados à superfície. Não é um curso para desfrutar da vida marinha mas um em que aprendemos muito sobre nós, os outros e as nossas capacidades em tranquilizar e resgatar mergulhadores.


Em simultâneo com a parte de resgate na água, o curso é também composto pelo Emergency First Response que é um verdadeiro curso de primeiros socorros em que aprendemos a lidar com situações de emergência dentro e fora de água e que pode ser ensinado à parte, mesmo para não mergulhadores e que é útil para toda a gente.


Esta vertente do curso é composta por uma parte teórica e uma prática em que ensinamos várias técnicas de primeiros socorros (e dá sempre oportunidade para tirar fotos engraçadas)


São dois cursos que recomendo seriamente a todos os mergulhadores que queiram ver melhoradas as suas capacidades de apoio e segurança.





42 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


mf.indigosound
Oct 14, 2022

Grande Miguel! Já tardava mais um post. Totalmente de acordo, nota-se uma grande diferença nos mergulhadores antes e depois de fazerem este curso. O curso é dirigido à nossa relação com os outros mas, no fundo, quem ganha mais com ele somos nós: mais segurança, mais confiança, mais tranquilidade. Grande abraço!

Like
Post: Blog2_Post
bottom of page