top of page
Buscar

Já mergulhaste numa floresta?

  • Foto do escritor: Scuba Miguel
    Scuba Miguel
  • 5 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Nota prévia- O presente artigo não é um texto académico ou científico. É apenas um artigo de opinião de um leigo que pretende divulgar a característica de alguns spots de mergulho.


Todos os anos, alguns locais de mergulho que frequento sofrem uma transformação incrível que é o reflorescimento de certas algas, chamadas de laminarias ou kelp. A densidade e quantidade destas algas constituem florestas marinhas que são importantíssimas enquanto zonas de protecção, reprodução e alimentação de inúmeras espécies.


Simultaneamente são essenciais porque absorvem o dióxido de carbono existente na coluna da água, reduzindo a quantidade de CO2 e minimizam o efeito do aquecimento global. Em Sesimbra e nos lugares a que me refiro, as espécies mais abundantes aparecem na primavera e ficam visíveis até finais de setembro.

O aparecimento sazonal do kelp modifica e transfigura por completo alguns spots de mergulho, tornando-os em autênticos labirintos plenos de vida.


Por vezes, pode acontecer que conhecemos perfeitamente um determinado spot de mergulho e quando regressamos numa altura em que haja kelp, damos de caras com um sítio de mergulho completamente diferente. A rocha que tínhamos definido como referência visual está agora coberta de algas e não a encontramos tão facilmente. Ou determinados buracos na rocha que sabíamos albergar alguma espécie estão agora tapados. Mas com as florestas de kelp temos também muitas coisas boas tais como a alegria de redescobrir um spot de mergulho, a aventura de estarmos rodeados de enormes plantas como se de grandes árvores se tratassem, a surpresa de encontrarmos minúsculos peixes e outros seres vivos escondidos entre as lâminas das algas.

Por isso, convido-vos a comentarem em baixo a razão pela qual gostam de mergulhar no kelp, ou por que não gostam de todo, e sugiro a leitura do livro “Florestas Marinhas - as espécies de algas castanhas gigantes de Portugal”.


4 Comments


Scuba Miguel
Scuba Miguel
Aug 05, 2020

Muito obrigado pelas tuas palavras! É sem dúvida uma paixão! Obrigado e um abraço

Like

pjscampos
Aug 05, 2020

É um prazer constatar a tua paixão e entusiasmo pelo mergulho, keep going

Like

Scuba Miguel
Scuba Miguel
Aug 05, 2020

Muito obrigado Manuel! Tens toda a razão, a Ponta da Passagem é o exemplo perfeito do que escrevi e quase todas as fotos foram tiradas lá!

Like

mf.indigosound
Aug 05, 2020

Muito bom, Miguel. Estes spots são a minha perdição nesta época. Destaco sempre a Ponta da Passagem que, em dias de mar calmo, permite uma aproximação às grutas e um mergulho muito diferente, com uma vista espantosa. As laminárias criam uma atmosfera quase irreal, atraindo também muita vida. Há dez anos, antes do parque marinho ser protegido, não havia nada disto.

Like
Post: Blog2_Post

967651949

Sesimbra, Portugal

  • facebook
  • instagram

©2020 by Scuba Miguel. Proudly created with Wix.com

bottom of page