Tendo ultrapassado recentemente a marca dos 1000 mergulhos (actualmente nos 1047), pensei em falar-vos sobre a importância de registar os mergulhos e como o fazer.
A maior parte dos mergulhadores faz o registo dos mergulhos num logbook. Isto não é mais do que um caderno em que se preenche os dados de cada imersão.
Porque é importante registar mergulhos?
· Para termos noção da nossa evolução.
À medida que progredimos no mergulho, vamos verificar que consumimos menos ar ou que usamos menos lastro. Um registo permite-nos comparar os primeiros consumos com os mais actuais e ganharmos consciência da nossa evolução.
· Existem cursos que exigem um mínimo de mergulhos.
Depende um pouco de cada agência mas há determinados cursos em que devemos ter um número mínimo de mergulhos para nos inscrevermos, nomeadamente o curso de Self Reliant Diver, o Divemaster e o curso de Instrutor. "Ahhhh mas eu não quero ser instrutor ou profissional do mergulho" dir-me-ão alguns. Quando eu comecei e durante dez anos, também não pensava ser profissional mas ajudou já ter os mergulhos registados porque não tive de fazer mergulhos "à pressa" para me inscrever nos cursos.
· Para podermos comprovar quando foi o último mergulho.
Quando vamos viajar ou a um centro de mergulho que não nos conhece, é frequente perguntarem-nos quando é que foi o último mergulho. Porquê? Para saberem se precisamos de fazer um refresh e para saberem o nosso nível de experiência. É fácil de compreender que um mergulhador advanced com 70 mergulhos, é diferente de um com 20. Também há locais e experiências que recomendam um número mínimo de mergulhos, por exemplo no Mar Vermelho convém ter mais do que 50/60 mergulhos dependendo do operador.
· É uma forma de sabermos qual o lastro que normalmente usamos.,
Enquanto não temos muita experiência para saber que com um fato x ou uma garrafa de alumínio ou aço, devemos usar y ou z kilos de lastro, o registo do último lastro utilizado dá-nos a noção se estávamos correctamente lastrados ou se precisamos de mais ou menos kilos.
Devo dizer que para mim, é um dos momentos mais relaxantes a seguir a um mergulho, sentar-me nalgum sítio com uma boa vista ou em boa companhia (ou ambos) e registar o que acabei de ver.
Que dados devo colocar? As informações mais relevantes são:
O nome e localização do spot de mergulho
Profundidade máxima
A data
A duração
A temperatura da água
Hora de entrada e de saída
Pressão da garrafa no início e fim
Tipo de garrafa (tamanho e material)
Mistura de gás, se diferente de ar.
Lastro
Condições atmosféricas, nomeadamente se estava corrente ou qual a visibilidade.
Naturalmente, cada mergulhador pode escrever o que quiser, há quem escreva também que espécies viu ou quais os buddies.
Onde é que obtenho esses dados?
A maior parte das coisas que referi, encontra-se no vosso computador de mergulho e daí ser uma peça fundamental do vosso equipamento. Se ainda não tiverem computador, podem sempre pedir os dados ao guia de mergulho.
Digital ou "oldschool"?
Depende da preferência pessoal. Cada uma das formas tem as suas vantagens e desvantagens.
Se usarmos uma app, podemos descarregar os dados directamente do computador de mergulho, está sempre disponível porque os dados ficam no nosso telemóvel e poupamos em papel e cadernos.
Contudo, se usarmos um caderno ou um bloco de notas, podemos personalizá-lo com autocolantes dos centros ou marcas de mergulho, podemos também colocar os dados que nós próprios queremos e podemos coleccionar os vários carimbos dos centros.
Independemente da escolha pessoal de cada um, o mais importante é, de facto, registarem os vossos mergulhos.
Deixo-vos aqui a minha pequena colecção de logbooks.
Desejo a todos bons mergulhos e bons logs!
Comments