top of page
Buscar
Foto do escritorScuba Miguel

O Mergulho e a Conservação marinha: Como fazer um impacto positivo



Neste artigo vou abordar um tema que me é muito próximo bem como à maioria, se não à totalidade, dos mergulhadores, a conservação do meio marinho e como fazer uma diferença.

Um mar limpo traduz-se em melhores spots de mergulho e melhores condições de vida para os animais que nele habitam, criando cada vez mais vida.

Geralmente, os spots de mergulho, sobretudo em Sesimbra, encontram-se limpos porque os próprios mergulhadores cuidam dos locais e trazem o que ali não pertence.

Excluindo as normais práticas que devem sempre estar presentes em cada mergulho, nomeadamente não tocar em nada e nunca trazer nenhuma vida do fundo, há mais coisas que podemos fazer.

"Trazer apenas memórias e deixar apenas bolhas" é uma das expressões mais simbólicas do que é a relação entre o mergulho e conservação marinha.

Porém, há uma coisa que devemos sempre trazer do fundo: lixo. Sempre que virem alguma coisa que não pertence no mar, são sempre aconselhados a trazê-la mas com algumas regras para a vossa segurança. Devemos ter sempre cuidado com vidros e materiais pontiagudos e/ou enferrujados.

Aconselho a levar um pequeno saco de rede onde podem guardar as coisas que vão encontrando no mergulho. Eu também utilizo uma bolsa que se prende à cintura, feita de materiais reciclados e me permite ter as mãos livres. Podem pesquisar em www.trshbg.com

Podem também participar nas múltiplas limpezas subaquáticas que são organizadas ao longo do ano pelos centros de mergulho ou organizações não governamentais.

Quando não mergulharem e forem à praia, podem sempre fazer um passeio pela areia e irem recolhendo o que encontram, é uma excelente forma de fazerem exercício e ajudarem o meio ambiente.

Há numerosas organizações não governamentais que podem ajudar, fazendo trabalho voluntário ou tornando-vos associados através do pagamento de uma pequena quota anual ou uma doação simbólica. Enquanto associado-fundador de uma dessas associações ( a Ghost Diving Portugal que se dedica à remoção de redes perdidas), posso dizer-vos que toda a ajuda e todo o apoio é pouco.


Devemos também reduzir o nosso uso de plástico, através da utilização de uma garrafa de água reutilizável.

Por outro lado, existem várias marcas de mergulho que produzem equipamento mais sustentável com a utilização de materiais reciclados, nomeadamente nos fatos, na roupa interior e até nas barbatanas, como é o caso da Fourth Element ou da Apeks, entre outras.

Finalmente, podem participar num curso de mergulho orientado para a Conservação, nomeadamente o Curso Dive Against Debris da PADI ou os cursos Marine Ecology ou Blue Oceans da SSI.


Desejo-vos boas limpezas e excelentes mergulhos

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page