top of page
Buscar

Os (meus) 10 melhores destinos de mergulho

  • Foto do escritor: Scuba Miguel
    Scuba Miguel
  • 29 de dez. de 2023
  • 4 min de leitura

Porque estamos na época das contagens decrescentes, porque é inverno e apetece pensar em destinos quentes ou já estamos a planear viagens e porque muitas vezes me perguntam qual a melhor viagem de mergulho que fiz e nunca consigo dizer só uma, decidi fazer uma lista dos melhores destinos de mergulho que conheço.

Esta lista e respectiva numeração são completamente subjectivas.

Para quase todos estes destinos, aconselho a terem o curso advanced open water.


10- Tenerife (Espanha)-2023

Um dos locais em que o comum é mergulhar a partir da costa e não usar barcos. Bons spots de mergulho em que é possivel ver muitas raias. Também existe um naufrágio com profundidade máxima de 30m. Boas visibilidades e água a rondar os 22º. Possibilidade de ver Angel shark mais comum entre novembro a fevereiro e maio a julho.




9 - Phi Phi Don (Tailândia)-2023

Talvez o destino mais comum para mergulho na Ásia. Bonitos corais, água na ordem dos 30º mas com visibilidades instáveis. Por um lado, há muita gente dentro de água, entre os milhares de baptismos e cursos de inciação. Por outro, os centros tendem a fazer grupos pequenos de forma a que vejamos mais barbatanas de peixes do que de mergulhadores. Muitos peixes de coral, moreias, peixe-balão, lionfish e cardumes grandes. De salientar o naufrágio Kled Kaeow onde para ver o barco temos de espreitar pelos enormes cardumes de yellowtail snappers.




8 - Ilheu das Rolas (São Tomé e Principe)-2022

Actualmente o hotel Pestana Ilheu das Rolas (o único no ilheu) encontra-se em renovação e temporariamente encerrado mas é possivel ficar hospedado na zona de Inhame e ir de bote para o ilheu. Recordo que numa dessas viagens, avistámos baleias. Excelentes mergulhos com cardumes grandes de salemas, muitas grutas e a ocasional tartaruga. Possibilidade de avistar tubarões-baleia. Boas visibilidades e águas na ordem dos 27º.




7 - Nusa Penida (Bali - Indonésia)-2016

Nunca mergulhei na parte principal da ilha de Bali mas mergulhei nas ilhas Gili e em Nusa Penida e Nusa Lembongan e sem dúvida que aconselho estas últimas. Coral em excelentes condições, muita vida animal, em determinada altura do ano, o sítio para ver Mola Mola (peixe-lua).

Águas quentes, boas visibilidades.



6 - Ilha de Santa Maria (Açores - Portugal)-2019, 2020 e 2021

Na minha opinião, o melhor destino de mergulho português. Possibilidade de ver mantas e até tubarões-baleia, tem uma enorme variedade de vida animal com excelentes visibilidades (o azul de Santa Maria é único) e água entre os 23-25°.

Para além da obrigatória Baixa do Ambrósio em que estamos no meio do azul a vislumbrar a dança das mantas (na verdade, chilean devil rays), é também de destacar a Pedrinha (para mim, o melhor spot de mergulho da ilha) e a Gruta Azul. Possibilidade de fazer uma visita às Formigas e mergulhar nos recifes de Dollabarat e a visitar inúmeros meros na Baixa dos Meros.




5 - Mar Vermelho (Egipto)-2018 e 2022

Melhor relação preço-qualidade e dos destinos mais prcurados pelos mergulhadores europeus. Tive oportunidade de fazer dois liveaboards no Mar Vermelho (modalidade em que passamos uma semana inteira num barco com comidas, dormida e mergulhos tudo incluídos e em que geralmente se fazem entre 3 a 4 mergulhos por dia).

Excelente qualidade dos corais, água quente (entre 25º a 30º dependendo da época do ano) e boas visibillidades. Há normalmente duas rotas que se costumam fazer: a Rota Norte dedicada a naufrágios e a Rota Sul dedicada a corais e a tubarões (pontas brancas oceânico, tubarão-martelo e o ocasional thresher shark).

Aconselho terem o curso de nitrox.












4 - Palau (Micronésia)-2015

Palau é um arquipélago com mais de 500 ilhas na Oceânia. O primeiro santuário mundial de tubarões, criado em 2009 e que consiste na proibição total de pesca de tubarões no território do país. Talvez a viagem mais longa e mais longínqua que já fiz. Águas quentes e boas visibilidades. Bonitas paredes de coral e (quase) garantidos encontros com várias espécies de tubarões, desde tubarões cinzentos a

pontas brancas e pontas pretas de recife, mantas, tartarugas e tubarões-baleia. De salientar o German Channel como spot de mergulho. Possibilidade de correntes fortes. Também conhecido como um destino privilegiado para naufrágios devido à grande concentração de barcos e aviões durante a II Guerra Mundial.










3 - Tofo (Moçambique)-2009

O Tofo é uma baía situada a 600km da capital Maputo e sita na região de Inhambane, podendo chegar lá a partir de carro (8 horas de carro ou 30 minutos de avião). Os meus primeiros mergulhos no Índico.

Posso dizer que foi dos sítios com maior diversidade de

espécies marinhas a que já fui, desde baleias(Inverno), tubarões, tubarões-baleia (verão), tartarugas, mantas, grandes potato-groupers a espécies minúsculas como ghost pipefish, frogfish e leaf fish.

Água entre os 17º no inverno (junho a Novembro) a 30ª no verão (dezembro a maio),

Praia com uma extensão de 7km e a vila tem cerca de 1000 habitantes.

Excelente destino para famílias, possibilidade de alugar uma casa no areal. Bom destino para surf.

De destacar os spots Manta Reef, Galeria e kingfisher.






2 - Maldivas-2014

Mais um destino que fiz em regime de liveaboard. Espectaculares recifes de coral e muito abundante vida animal. Água quente e boas visibilidades mas com correntes fortes.

Frequentes encontros com tubarões, mantas, tartarugas e tubarões-baleia.







1 - Sipadan (Malásia)-2018

Este local actualmente só pode ser visitado com uma licença de mergulho e não é permitido pernoitar lá. Esta pode ser obtida passando um determinado número de noites nos hotéis das ilhas circundantes como em Mabul, onde é possível mergulhar e ver cavalos marinhos, tartarugas, pipefish e onde vi

pela primeira vez um flamboyant cuttlefish.

Mais conhecido pelos grandes cardumes de barracudas que nos circulam em forma de vórtice e jackfish, Sipadan apresenta muito mais, incontáveis tartarugas e tubarões de pontas pretas, lindos corais e milhões de peixes coloridos.

Águas quentes e com correntes fortes, a maior parte dos mergulhos é feito em drift.

De referir que o hotel onde fiquei tinha garrafas à disposição para mergulhar no house reef.


Espero que vos tenha inspirado a fazer muitos mergulhos e que 2024 vos traga muitas viagens.


Ficam a faltar alguns destinos mas ficam para um futuro post.


Até lá, muitos mergulhos!

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

967651949

Sesimbra, Portugal

  • facebook
  • instagram

©2020 by Scuba Miguel. Proudly created with Wix.com

bottom of page