top of page
Buscar

Tirar a máscara não é um monstro

  • Foto do escritor: Scuba Miguel
    Scuba Miguel
  • 13 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de ago. de 2020


Um dos exercícios mais importantes no curso de mergulho PADI Open Water é a remoção e recolocação da máscara de mergulho. Ora sucede também que é um dos exercícios em que os alunos sentem mais dificuldades. E sentem-nas porque ainda agora se estão a adaptar a respirar só pela boca e pedimos para tirarem a única coisa que lhes está a tapar o nariz! Mas a grande questão é que muitos mergulhadores certificados não se sentem à vontade para o fazer! E porquê? A meu ver é tão simplesmente por falta de prática. Este exercício é exigido no primeiro curso de mergulho mas não é feito em quase mais nenhum por isso um mergulhador pode chegar a divemaster e ainda ter dificuldades em tirar a máscara.

Vamos tentar desmistificar um pouco e mostrar que não sendo dos exercícios mais agradáveis, com treino ou ajuda de profissionais conseguimos dominá-lo com conforto e mestria. Sendo um dos exercícios essenciais do curso de mergulho, pedagogicamente está bem construído na medida em que é dividido em 3 exercícios para que se consiga chegar ao movimento completo, ou seja, primeiro aprendemos a tirar a água da máscara parcialmente alagada, depois tiramos a água da máscara totalmente alagada e por fim tiramos a máscara por completo e voltamos a colocá-la. Eis um pequeno vídeo em que eu demonstro o exercício:



Vamos analisá-lo por partes:

  1. Comecei por deixar entrar um pouco de água para que a minha cara se adaptasse à diferença de temperatura.

  2. Fiz um gesto de inspirar e exalar para nos lembrarmos de respirar e mantermo-nos calmos e relaxados.

  3. Fiz um sinal para baixo para mostrar que o nariz da máscara está para baixo e que não estou a colocar a máscara de “pernas para cima”.

  4. Coloquei a máscara junto à cara e ajustei o gorro para que não ficasse debaixo da máscara impedindo-a de vedar a água da cara e voltasse a alagar.

  5. Toquei com o queixo no peito e com dois dedos de cada mão segurei no topo da máscara.

  6. De seguida, virei a cara para cima e simultaneamente exalei pelo nariz. É esta exalação que empurra a água para fora da máscara. Também no vídeo voltei a fazer o exercício porque, pode acontecer, por causa do tamanho da máscara ou por não ter havido uma exalação suficiente, que a água não tenha saído toda. Nesse caso, não há problema nenhum em voltar a fazê-lo para que tiremos a água remanescente.

  7. No final fiz um gesto de ok para sinalizar que tinha tirado a água e que estava tudo bem.

Tanto ênfase para saber tirar a máscara e, no fundo, porque é que isso é importante saber fazer? Na verdade, por várias razões. Pode acontecer que tenhamos de limpar a máscara ou mesmo a cara, ou porque alguém sem querer tenha tirado a nossa máscara ou até que uma das precintas se tenha partido e tenhamos de a substituir por uma máscara suplente. Espero ter ajudado a afastar o monstro de tirar a máscara de mergulho.

Assine o blog para mais dicas ou contacte-me para uma sessão de treino! #mergulho #cursodemergulho #máscarademergulho

Comments


Post: Blog2_Post

967651949

Sesimbra, Portugal

  • facebook
  • instagram

©2020 by Scuba Miguel. Proudly created with Wix.com

bottom of page