top of page
Buscar

Uma visita às Berlengas e Farilhões

  • Foto do escritor: Scuba Miguel
    Scuba Miguel
  • 1 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de ago. de 2020

Como já escrevi, uma das coisas boas de ter o curso de mergulho é poder viajar para mergulhar e, em épocas pandémicas, não há melhor que viajar dentro do nosso país e (re)descobrir alguns spots de mergulho.

Foi exactamente o que fiz na passada segunda-feira; ir a Peniche para poder mergulhar no Arquipélago das Berlengas e Farilhões. O encontro deu-se pelas 9 horas no centro de mergulho Haliotis.

A viagem de barco demora cerca de 45 minutos e o mar pode ser agitado mas a potência dos motores e vasta experiência do skipper tornaram a viagem divertida, confortável e agradável.

O primeiro mergulho foi nos Farilhões num spot chamado Rabo de Asno com uma profundidade máxima de 31/32 metros e que se caracteriza por ter uma gruta que atravessa o ilhéu e cuja saída está sempre acessível. A visibilidade estava fantástica com uma água azul e cristalina. A descida é feita ao lado de uma parede coberta de lindas gorgónias azuis e púrpuras. Dentro da gruta podemos ver vários tipos de coral mole e alguns lavagantes. Visto que se trata de um mergulho com uma profundidade máxima perto dos 30m é fundamental termos o curso Advanced Open Water.

Como o limite não descompressivo a ar, é reduzido podemos prolongar o tempo de mergulho subindo paralelo à parede e observar a diversa vida animal que ali se encontra, como as belas gorgónias, rascassos e nudibranquios ou mergulharmos com ar enriquecido/nitrox depois concluir o respectivo curso.

O intervalo de superfície é passado na ilha da Berlenga, também conhecida como Berlenga Grande, onde temos oportunidade de comer um lanche, descansar e passear pela ilha e tirar fotografias.

O segundo mergulho foi num spot chamado Recife dos Galos com uma profundidade média de 20m e alguma corrente de superfície devido ao vento que se levantou. O nome do site de mergulho deve-se ao facto de se avistarem frequentemente peixes-galo, o que felizmente tivemos oportunidade de observar, tal como várias espécies de nudibrânquios.

Foi um dia muito bem passado entre amigos e excelentes profissionais de mergulho.

Podemos sempre repetir esta experiência pelo que havendo interesse é só entrar em contacto comigo e estar atento ao blog.


Comments


Post: Blog2_Post

967651949

Sesimbra, Portugal

  • facebook
  • instagram

©2020 by Scuba Miguel. Proudly created with Wix.com

bottom of page